SEMED realizou Audiência Pública do Plano Municipal de Educação - PME.

03/06/2015 16:06

Com o tema: “Planejando a próxima década”, a Secretaria Municipal de Educação de Lagoa da Canoa, realizou na última terça feira (2) no     Ginásio Poliesportivo Nelson de Jesus Silva, a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação – PME.

Na fala de abertura da audiência, o Prefeito Álvaro Bezerra de Melo, parabenizou a todos pelo trabalho em coletar todas as informações atualizadas para compor este Plano. Agradeceu também a todos as instituições pela participação com dados necessários que fazem parte do texto base. Frisou a todos os presentes que a decisão tomada pela Audiência Pública, enviará na íntegra como Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores a fim de que seja aprovado e, após, sancionada Lei pelo Executivo.

A finalidade desta Audiência Pública foi debater e aprovar as metas e estratégias planejadas no Plano Municipal de Educação de Lagoa da Canoa, que definirá as políticas educacionais municipal para os próximos 10 anos. É um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem à demandas reais da educação do município, centradas à curto, médio e longo prazo.

Participaram da Audiência Pública, o Prefeito Álvaro Bezerra de Melo,  Procurador de Justiça do Município Dr. Francisco Ribeiro, Secretária Municipal de Educação Claudia Laranjeira, Secretária Adjunta de Educação Denise Porfírio, Secretário de Governo José Pereira, Secretário de Viação e Obras José Carlos, Diretora de Ensino Rosimeire de França, representantes do Conselho Tutelar, Coordenadores Técnicos Pedagógicos da SEMED, Professores, Diretores e Coordenadores das Escolas da Rede  Municipal, Estadual e Particular.

A Secretária Municipal de Educação Claudia Laranjeira reforçou a importância deste Plano para a Educação de Lagoa da Canoa e agradeceu a todos pela presença e dedicação nos estudos da elaboração do Plano Municipal de Educação, que é uma política pública para os próximos dez anos da Educação de Lagoa da Canoa.

Vamos aproveitar o máximo possível essas discussões, para que possamos melhorar ainda mais a educação do nosso município. O PME, é um instrumento para o planejamento da educação do município. É esse documento que vai nortear todo o trabalho no setor educacional no município pelos próximos dez anos, por isso é fundamental que seja construído com bastante cuidado e participação de todos, esclareceu.

Segundo a secretária, após o término dessa apresentação do documento, o PME será levado para votação na Câmara Municipal. É preciso que toda a população participe!

A equipe de elaboração do PME Maria Eliana Feitoza e Josenilde Lima fIzeram a leitura do regimento interno da audiência. Logo após, o documento base do Plano Municipal de Educação, construído democraticamente, foi exposto para que todos pudessem conhecê-lo na íntegra em seguida os participantes foram divididos em grupos para análise e complementação do documento-base, onde fora discutido as metas e estratégias educacionais do PME para os próximos 10 anos.

O PME foi submetido ao amplo debate sendo incorporado dentro das metas e estratégias, várias opiniões de diferentes visões, para que este seja elaborado de forma conjunta, de qualidade técnica e participação social exigindo compromisso e envolvimento de todos com base em decisões coerentes e de acordo com as necessidades e capacidades educacionais do município de Lagoa da Canoa dentro dos seguintes eixos: Educação Básica I e II; Diversidade; Formação; Valorização e Carreira e Financiamento da Educação.

 

Na ocasião a Secretária Adjunta de Educação Denise Porfírio, a Diretora de Ensino Rosimeire de França e as Coordenadoras Técnicas Pedagógica da SEMED: Josenice Ferro, Marcia Amaral, Alexsinária Santos, Lúcia Bernardo, Maria Nelma e Maiara Correia apresentaram diagnósticos das modalidaes de ensino do município.

 

Assessores de Comunicação do Site: Wagner Barbosa e Nayane Rodrigues