Sucos saudáveis para reduzir o colesterol e os triglicerídeos

17/10/2014 08:28

publicado em 17.10.2014 às 8h14

O colesterol elevado é uma realidade que afeta a quase metade da população adulta, as estatísticas nos oferecem um panorama muito preocupante para essa doença, que avança de um modo silencioso e normalmente não prestamos muita atenção.

Não dói, não é notada, mas pouco a pouco os excessos de gordura vão se instalando em nossas artérias, endurecendo-as, favorecendo a aparição da arteriosclerose ou acidentes cerebrovasculares, que podemos evitar se cuidarmos um pouco mais de nossa alimentação e estilo de vida.

Será sempre o médico que indicará, mediante os exames pertinentes, avaliando a quantidade de colesterol bom (HDL) e o chamado colesterol mau (LDL), se devemos começar um tratamento e mudar nossa dieta, algo básico e essencial, porque ainda que o colesterol em si seja um lipídio necessário para nosso corpo, seus excessos são quase sempre mortais para nosso organismo. Ou seja, devemos levar esse assunto a sério e corrigir nossos hábitos alimentares.

Para poder ajudar na dieta, hoje, trazemos simples receitas para realizar nutritivos e saudáveis sucos, que ajudarão a reduzir o colesterol. Mas, para isso, o consumo deverá ser constante e diário.  

Orientações básicas para reduzir o colesterol

O que comer: os nutricionistas recomendam o consumo de 15 a 30 gramas de fibras diárias, principalmente fibra solúvel, que permite a absorção de gorduras e açúcares seja mais lenta, regulando desse modo o colesterol. Os alimentos seguintes são indispensáveis: legumes, aveia, cevada, frutas (banana, maçã, morango). Lembre-se também de consumir gorduras saudáveis como as dos peixes, do azeite de oliva e de frutos secos como as nozes.

O que não comer: evite ao máximos as gorduras saturadas e os alimentos industriais, assim como as carnes vermelhas, os embutidos, os lácteos, as frituras, o álcool e os doces. Lembre-se também de não consumir frutas em excesso, pois a frutose apresenta um papel relevante a formação de triglicerídeos.

Suco de beterraba e frutas vermelhas

 

Para reduzir o colesterol, é imprescindível consumir vegetais, e um modo ideal de consegui-lo é mediante sucos e batidas. Nesse caso, as propriedades da beterraba são perfeitas para reduzir o colesterol, assim como os morangos, ricos em antioxidantes.

Ingredientes

Uma beterraba

Meia xícara de morangos

Um punhado de Mirtilos

Suco de duas laranjas

Uma colherada de farelo de aveia

Modo de Preparo

Limpe bem os mirtilos, os morangos e a beterraba, corte-os em pequenos pedaços e bata no liquidificador, adicione a aveia e o suco de laranja.

Agora, adicione meio copo de água e volte a bater até fique homogêneo e sem caroços.

Consuma preferivelmente em jejum pelas manhãs todos os dias, ajudará a reduzir o colesterol.

 

Suco de alcachofras

 

A alcachofra é um dos vegetais com mais propriedades medicinais, entre elas, sua propriedade para reduzir o colesterol, regular a pressão arterial e cuidar de nosso coração.

Ingredientes

O coração de uma alcachofra já cozida a vapor (para isso, cozinhe previamente as folhas mais macias, as que estão sempre no centro da alcachofra)

2  Caules de aipo

Meio alho picado

Meio copo de água

Modo de Preparo

Pegue todos os ingredientes, incluindo a água, e ponha em um liquidificador e bata bem até obter um suco homogêneo.

Esse suco de alcachofra pode ser tomado até duas vezes ao dia, pela manhã e no jantar, por exemplo. É, sem dúvidas, um suco perfeito para reduzir o colesterol e regular a hipertensão.

Suco de abacaxi e limão

 

O abacaxi é outro elemento fundamental para reduzir o colesterol, além de possuir muitas propriedades. Acompanhado com o limão, temos um suco muito refrescante e saudável.

Ingredientes

800 Gramas de abacaxi limpo e cortado em rodelas

Suco de três limões

Uma pitada de cravo

Meia colherada de canela

2 litros de água

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o abacaxi junto com um copo de água.

No resto de água, vá colocando o suco de limão e os temperos, mexendo bem.

Uma vez que o abacaxi estiver batido, coloque junto com o resto dos ingredientes, misture bem para obter um suco bem homogêneo.

Agora, deixe o suco na geladeira por 2 horas. Esse é um suco muito refrescante que pode ser servido depois das refeições, visto que é muito agradável e elimina as toxinas, melhora a digestão e reduz o colesterol.

Esses sucos podem ajudar desde que o seu consumo seja constante. Temos também que manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios diariamente.